Concepção de leitura nas tarefas de casa de Português: da emergência ao silenciamento do sujeito crítico
Resumo
O objetivo desta investigação é observar qual é a concepção de leitura encontrada nas tarefas de casa de Português em séries iniciais do ensino fundamental. Para responder à questão, conduzimos, em 1997, uma pesquisa etnográfica, de natureza aplicada, em escolas públicas e privadas do noroeste do Paraná. O trabalho teve por suporte teórico a análise do discurso de linha francesa e os estudos oriundos da pragmática. Os resultados parciais demonstraram que a concepção de leitura declarada pelos professores, em sintonia com as recentes teorias lingüísticas, é incoerente com a revelada nas tarefas de casa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.