Análise do Instagram como mecanismo de divulgação de periódicos científicos da área de biotecnologia
Resumen
O uso de redes sociais tornou-se rotina para a maioria da população mundial, abordando praticamente todos os tipos de assuntos. Apesar da relevância das redes sociais na sociedade, o uso desses meios para comunicar e divulgar ciência ainda precisa ser melhor entendido e explorado. Compreender os benefícios que o uso das redes sociais pelos periódicos pode trazer para todos os envolvidos pode reforçar a utilização desses espaços para a divulgação e comunicação científica. Neste contexto, o presente artigo propõe analisar a presença dos periódicos da área de biotecnologia no Instagram. Foram selecionados os dez periódicos com maior pontuação no site Scopus (2023), verificando quais tinham perfil no Instagram seguidos pela análise do comportamento e taxas de engajamento. Três desses periódicos possuem perfis, sendo que dois apresentam bons resultados de engajamento em suas postagens. Mesmo que os periódicos ainda tenham uma presença tímida nas redes sociais, como o Instagram, observam-se bons resultados ao utilizar essa plataforma para comunicar e divulgar ciência. Portanto, é evidente o interesse do público em consumir conteúdo científico nessas redes, fortalecendo o trabalho dos periódicos, pesquisadores e contribuindo para a disseminação de informações.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.