<b>Santo Anselmo: fé e razão no século XI</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1164
Resumen
Este artigo trata de uma análise dos escritos de Santo Anselmo, pois consideramos que esse teólogo e filósofo do século XI teve um pensamento único e expressou, de forma brilhante, todo o movimento religioso, político, social e econômico desse período. Por meio da análise de algumas de suas formulações, foi possível notar a necessidade de harmonia entre a fé e a razão e a contínua afirmação do homem enquanto ser dotado de intelecto, bem como a urgência de mudanças essenciais na estrutura da sociedade. De acordo com diversos autores por nós estudados, o século XI foi o momento em que a organização de vida feudal atingiu uma forma madura e, ao mesmo tempo, trouxe a urgência de se entenderem as relações entre os homens de maneira diferente, levando em consideração um maior poderio dos senhores feudais e um princípio de crescimento do comércio e das cidades. A leitura desse clássico nos proporciona uma visão ampla e especial desse momento histórico e nos permite ver a Idade Média como um período cheio de vida, com características únicas e que constituiu, a nosso ver, o berço da Modernidade.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.