<b>Produção e consumo de algodão e as indústrias de fiações de algodão no Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1172
Résumé
O objetivo do presente trabalho foi de apresentar a produção e a utilização de algodão no Estado do Paraná, no período de 1970 a 1999, assim como descrever como ocorreu a formação do pôlo têxtil, tendo o município de Maringá, Estado do Paraná, como centro maior desta iniciativa. A pesquisa foi baseada numa revisão de dados de diversas entidades. No início da década de 80, as indústrias têxteis atuavam, exclusivamente, no beneficiamento do algodão e foi favorecida pela hegemonia paranaense, em nível nacional, na produção desta cultura até 1995. O declínio da produção algodoeira começou a ser sentido a partir de 1996, para níveis inferiores às necessidades das fiações e acabou por desmantelar o projeto de constituição de uma cadeia têxtil a partir da abundância de matéria-prima, apoiado no sistema cooperativista. O Estado do Paraná passou da posição de exportador para a de importador de algodão.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.