<b>O mesmo e o outro: uma leitura ‘dupla’ do conto “92”, de Dalton Trevisan</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1359
Resumen
Amparados no princípio de que Dalton Trevisan, ao reestruturar seus contos e sintetizá-los em um procedimento de decomposição e de recomposição, recria um novo conto que é concomitantemente o mesmo e outro, o presente artigo analisa os contos “92”, da obra Ah, é? e “Última corrida de touros em Curitiba”, publicado em O Pássaro de cinco asas, com o objetivo de demonstrar a maneira pela qual se constrói essa concomitância. Ao mesmo tempo, discorreremos sobre os momentos em que a participação do leitor é solicitada como condição para que os dois contos acima comuniquem seus efeitos estéticos. Analisando o corpus, concluímos que a concomitância se deve ao trabalho do autor de eliminar e de deixar marcas textuais, intencionalmente ou não, as quais permitem ao leitor utilizar-se do texto de modo a retirar dele leituras novas e também resgatar significações do conto originalDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.