<b>O mesmo e o outro: uma leitura ‘dupla’ do conto “92”, de Dalton Trevisan</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1359

  • Leonel Lopes UEM
  • Evely Vânia Libanori UEM

Resumen

Amparados no princípio de que Dalton Trevisan, ao reestruturar seus contos e sintetizá-los em um procedimento de decomposição e de recomposição, recria um novo conto que é concomitantemente o mesmo e outro, o presente artigo analisa os contos “92”, da obra Ah, é? e “Última corrida de touros em Curitiba”, publicado em O Pássaro de cinco asas, com o objetivo de demonstrar a maneira pela qual se constrói essa concomitância. Ao mesmo tempo, discorreremos sobre os momentos em que a participação do leitor é solicitada como condição para que os dois contos acima comuniquem seus efeitos estéticos. Analisando o corpus, concluímos que a concomitância se deve ao trabalho do autor de eliminar e de deixar marcas textuais, intencionalmente ou não, as quais permitem ao leitor utilizar-se do texto de modo a retirar dele leituras novas e também resgatar significações do conto original

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Biografía del autor/a

Evely Vânia Libanori, UEM
Passui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura do século XX Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Cómo citar
Lopes, L., & Libanori, E. V. (2008). <b>O mesmo e o outro: uma leitura ‘dupla’ do conto “92”, de Dalton Trevisan</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1359. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(2), 195-200. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i2.1359
Sección
Literatura e Linguística