<b>O confronto ontológico entre a racionalidade e a religião a partir do materialismo</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i2.17033
Resumen
O presente artigo expõe um dos pressupostos teóricos do projeto de pesquisa, Revisão Materialista da Bioética, desenvolvido pelo autor. Neste trabalho pretende-se discutir os principais conceitos relativos à crítica filosófica, de caráter materialista, da religiosidade e do pensamento teológico. Explicitamos as categorias que perfazem a referida posição crítica, as quais foram propostas e desdobradas na história da filosofia ocidental. Além disso, intentamos igualmente proceder a uma reconstrução dessa crítica, examinando seus aspectos ainda unilaterais e insuficientes, em busca de um entendimento o mais completo possível das determinações sociais objetivas do ressurgimento da religiosidade e da expansão das tendências obscurantistas no mundo capitalista, as quais se fazem ouvir produzindo óbices ao avanço do conhecimento científico e à emancipação humano-societária.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.