<b>A teoria de desenvolvimento endógeno como forma de organização industrial</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i2.197
Resumen
O presente trabalho busca apresentar a teoria do desenvolvimento endógeno enquanto forma de organização industrial, a partir de uma abordagem neo-shumpeteriana, diante do novo paradigma baseado na tecnologia da informação e da comunicação. Esse novo paradigma, marcado pelo modelo de acumulação flexível, com produção descentralizada e menos dependente da existência de economias de escala, possibilita o crescimento de pequenas e de médias empresas. Nessa perspectiva, as novas estratégias de desenvolvimento local/regional evidenciam os diversos conceitos inter-relacionados, tais como: distritos industriais, clusters, arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais e milieux innovateurs, os quais destacam a importância das micro, médias e pequenas empresas no processo de desenvolvimento de uma região. Além disso, esses conceitos incluem elementos como a interação, a cooperação, as ações conjuntas etc., como determinantes de uma melhor performance das empresas e, conseqüentemente, do crescimento econômico regional, dando forma, assim, a uma nova organização industrial.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.