<b>Os territórios funcional e simbólico na visão de jovens ligados a drogas do aglomerado Santa Lúcia, Belo Horizonte, Minas Gerais
Resumo
A circulação de jovens no mundo do tráfico e do consumo de drogas pode constituir um eixo analítico profícuo para esclarecer mais e melhor as condições de dignidade humana em aglomerados urbanos metropolitanos. Os relatos foram colhidos por três pesquisadores em três sessões de conversação psicanalítica com 32 jovens traficantes em três regiões do aglomerado Santa Lúcia, de agosto a dezembro/2010 (GUERRA; FRANÇA NETO, 2012; GUERRA; PINHEIRO, 2011). A fim de resguardar os depoentes, procedemos somente agora à análise desses relatos, para verificar a percepção desses jovens quanto à apreensão do território, tanto funcional como simbólico, em seus movimentos e relações com a metrópole de Belo Horizonte e seus espaços imediatos. Para manter suas vidas e guardar laços e/ou distâncias em relação à rede do tráfico, sempre sob vigilância declarada e velada, os jovens adotam certas condutas e estratégias, prudentes e/ou ousadas, em seus deslocamentos, que comunicam discernimento e segurança. Elas se mostraram eficazes para alguns dos jovens que ainda se mantêm vivos mesmo face à presença da rede de drogas e tudo o que ela exige. Um circuito de incertezas iminentes se revela e pode levar ao desaparecimento de parte do grupo.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.