<b>Autonomia universitária sem respostas fáceis</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2183
Resumo
O ensaio aponta os limites da visão clássica de autonomia como paradigma para clarificar a compreensão do tema no contexto do estudo da instituição universitária. Evidencia que a questão da autonomia universitária tem-se atido, principalmente, aos aspectos financeiros e orçamentários. Apresenta reflexões sobre a necessidade de ser incluída, na agenda política do tema, uma discussão a partir de vertentes do pensamento complexo. Embora se verifique que a autonomia universitária é sempre relativa, defende-se que deva, permanentemente, ser conquistada por meio da competência e do prestígio junto à sociedade, sua verdadeira mantenedora, por intermédio de uma concessão estatal. O estudo é exploratório e a apresentação dos resultados é descritiva e conceitual-analítica, justificando-se sua relevância pela necessidade de permanentemente se refletir a partir de novos referenciais teóricos. Apóia-se nas contribuições apresentadas por Alvim (1995), Calderón (2000), Durham (1989), Fávero (1988, 1997), Mariotti (2000), Morgan (1996), Morin (2000, 2001), Ranieri (1994), Vergara (1988). Defende-se aqui a necessidade de mais estudos sobre autonomia na perspectiva da transdisciplinaridade, como indicado por Morin (2001)Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.