<b>Comunicação e/ou visualização cartográfica para validação da modelagem conceitual para o transporte coletivo de Maringá, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2190
Resumen
O presente estudo dá seqüência à pesquisa intitulada “Transporte Coletivo de Maringá: realidades e propostas”. Com o objetivo de racionalizar a comunicação dos principais agentes do sistema de transporte e otimizar o deslocamento dos cidadãos, procuramos desenvolver, numa primeira fase, a modelagem conceitual dos dados. Desenvolvemos um modelo adaptado aos diferentes usuários, o qual foi testado para avaliarmos o nível de leitura e de entendimento das informações por parte destes. Os resultados nos forneceram diretrizes a serem seguidas na elaboração e na apresentação das informações e, por outro lado, permitiu-nos constatar que grande parte da população não consegue fazer as leituras elementares de informações gráficas, podendo classificá-la como analfabeta na linguagem cartográfica, fatos que deverão nortear a futura implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o Transporte Público da cidadeDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.