<b>Educação ambiental intercultural no Estado do Acre, Amazônia Brasileira<b>

  • Heitor Queiroz Medeiros Universidade Católica Dom Bosco
  • Michèle Tomoko Sato Universidade Federal de Mato Grosso

Resumen

O Estado do Acre é o lugar onde intensas lutas foram travadas para garantir a vida dos povos da floresta, os quais têm uma cultura própria e conhecimento profundo do ambiente onde vivem, contra a hegemonia de um paradigma dominante de uma sociedade hegemônica e excludente. Os indígenas, seringueiros e ribeirinhos, organizados e mobilizados por uma causa de vida ou morte, têm muito que ensinar à sociedade, gerando amplas repercussões e transformações nas formas de pensar e agir. Conhecendo a história de seu povo e o seu rico ambiente, é possível se pensar um cardápio próprio para ser desenvolvido no Acre. Vêm sendo desenvolvidas, no Estado, algumas iniciativas bastante interessantes no sentido da busca de uma convivência harmônica entre gente e natureza, valorizando os conhecimentos e as trajetórias de vida, numa perspectiva de envolver o educando para protagonizar o seu processo de aprendizagem, na tentativa de emancipação e mudança/fortalecimento de uma concepção de relação entre pessoas e com o ambiente, que poderá contribuir para um futuro mais promissor.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Michèle Tomoko Sato, Universidade Federal de Mato Grosso
SATO possui licenciatura em Biologia (São Paulo, SP), mestrado em Filosofia (Norwich, Inglaterra), doutorado em Ciências (São Carlos, SP) e pós-doutorado em Educação (Montréal, Canadá). É docente associada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] e líder do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), além de colaboradora em várias outras universidades nacionais e estrangeiras. Colabora nas comissões editoriais de diversos periódicos e é articuladora de diversas redes potencialmente ambientais.
Publicado
2013-12-20
Cómo citar
Medeiros, H. Q., & Sato, M. T. (2013). <b>Educação ambiental intercultural no Estado do Acre, Amazônia Brasileira<b&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(2), 211-219. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i2.22476
Sección
Educação