<b>Educação ambiental intercultural no Estado do Acre, Amazônia Brasileira<b>

  • Heitor Queiroz Medeiros Universidade Católica Dom Bosco
  • Michèle Tomoko Sato Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: educação ambiental, povos da floresta, sustentabilidade

Resumo

O Estado do Acre é o lugar onde intensas lutas foram travadas para garantir a vida dos povos da floresta, os quais têm uma cultura própria e conhecimento profundo do ambiente onde vivem, contra a hegemonia de um paradigma dominante de uma sociedade hegemônica e excludente. Os indígenas, seringueiros e ribeirinhos, organizados e mobilizados por uma causa de vida ou morte, têm muito que ensinar à sociedade, gerando amplas repercussões e transformações nas formas de pensar e agir. Conhecendo a história de seu povo e o seu rico ambiente, é possível se pensar um cardápio próprio para ser desenvolvido no Acre. Vêm sendo desenvolvidas, no Estado, algumas iniciativas bastante interessantes no sentido da busca de uma convivência harmônica entre gente e natureza, valorizando os conhecimentos e as trajetórias de vida, numa perspectiva de envolver o educando para protagonizar o seu processo de aprendizagem, na tentativa de emancipação e mudança/fortalecimento de uma concepção de relação entre pessoas e com o ambiente, que poderá contribuir para um futuro mais promissor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michèle Tomoko Sato, Universidade Federal de Mato Grosso
SATO possui licenciatura em Biologia (São Paulo, SP), mestrado em Filosofia (Norwich, Inglaterra), doutorado em Ciências (São Carlos, SP) e pós-doutorado em Educação (Montréal, Canadá). É docente associada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT] e líder do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), além de colaboradora em várias outras universidades nacionais e estrangeiras. Colabora nas comissões editoriais de diversos periódicos e é articuladora de diversas redes potencialmente ambientais.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
Medeiros, H. Q., & Sato, M. T. (2013). <b>Educação ambiental intercultural no Estado do Acre, Amazônia Brasileira<b&gt;. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(2), 211-219. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i2.22476
Seção
Educação