<b>Mosaicos enciclopédicos: Neurath e d’Alembert sobre ciência e demarcação

  • Ivan Ferreira da Cunha Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este artigo compara os projetos enciclopédicos de Neurath e de d’Alembert no que diz respeito ao conceito de ciência adotado e à maneira como a ciência se distingue do obscurantismo. Neurath, em acordo com o proposto pelo Círculo de Viena, concebe a ciência como uma atitude, uma concepção de mundo, que direciona os esforços humanos para a solução de problemas por meio da experiência vivida. D’Alembert, seguindo a tendência do iluminismo francês, toma a ciência em continuidade com a filosofia e em oposição ao abuso de práticas dogmáticas. Encontra-se, nas duas enciclopédias, o estímulo ao esclarecimento e à precisão de conceitos. Isso se reflete na luta política dos dois grupos de enciclopedistas.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ivan Ferreira da Cunha, Universidade Estadual de Maringá
Ivan F. da Cunha é pesquisador de pós-doutorado (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2015-07-01
Cómo citar
Cunha, I. F. da. (2015). <b&gt;Mosaicos enciclopédicos: Neurath e d’Alembert sobre ciência e demarcação. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(2), 175-185. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i2.28512
Sección
Filosofia da Ciência