<b>O empreendedorismo no contexto das mutações do mundo do trabalho</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v30i2.297
Resumen
O presente artigo propõe analisar, a partir da segunda Revolução Industrial, as transformações nos processos de trabalho, sobretudo nos modelos de gestão, que impactaram as relações produtivas e, por conseguinte, as relações sociais. A partir dessas relações, visa-se esclarecer, e até inferir, a emergência do empreendedorismo nos moldes atuais. Acredita-se que a gênese desse novo modelo de atuação, enaltecida pelo mercado, decorre das práticas da gerência científica, revisitadas aqui com base nos escritos de Harry Braverman. A gestão flexível, por sua vez, enseja, entre outras práticas, terceirizar parte de suas atividades, pela adoção da lean production. Constata-se, sob a orientação de autores como F. Chesnais e D. Harvey, que, inicialmente, houve forte interesse do capital em desestimular a atividade autônoma, classificando-a como insegura e precária. Atualmente, o discurso se inverte, isto é, o empreendedorismo é visto como a solução para a ausência de postos de trabalho e para a competitividade no mercado, em função da diminuição dos altos custos gerados pela legislação trabalhista.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.