Mudança social no Brasil: alguns pontos de divergências no processo de formação do ideário conservador
Resumen
A constituição, no Brasil, de um ideário conservador contou com proposições semelhantes e divergentes no seu bojo. Neste artigo, especificamente, lidar-se-á somente com as divergências em torno do modo de conceber o processo de mudança social no que tange às suas (im)possibilidades. As posições de Perdigão Malheiros, Tavares Bastos, Joaquim Nabuco, Sílvio Romero, Alberto Torres, Oliveira Vianna e Gilberto Freyre elucidam pontos dissonantes que revelam a não-existência de um bloco monolítico de interpretações e de ações constituidoras do pensamento conservador.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.