A concepção de mudança social em Sílvio Romero: uma leitura singular da política brasileira no final do século XIX
Resumen
O processo de formação de um campo de conhecimento que se constituiu em um terreno fértil para o desenvolvimento da sociologia brasileira contou com as reflexões de Sílvio Romero. Sua leitura da política brasileira a partir de uma perspectiva de que somente uma elite letrada era capaz de operar as mudanças que se faziam necessárias no país, no final do século XIX, fornece os elementos norteadores de uma dada proposta política que será analisada neste artigo a partir, principalmente, de suas cartas a Ruy Barbosa, nas quais Romero propunha a implantação do parlamentarismo no Brasil.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.