Preferência por animais em jardins zoológicos: o caso do Parque Zoológico da FZB/RS
Abstract
A literatura sugere que o cumprimento das finalidades de educação e entretenimento do público de jardins zoológicos dependem do grau com que as espécies de animais que estão lá presentes são apreciadas pelos visitantes. A identificação da preferência por animais se torna de grande importância, visto que essa informação pode influenciar de inúmeras maneiras. Assim, este estudo tem como objetivo identificar o perfil dos visitantes de jardins zoológicos, suas preferencias por animais e a efetiva observação dos mesmos por parte dos visitantes, assim como, as características dos mesmos que os tornaram preferidos. Para alcançar o objetivo, a pesquisa é conduzida a partir através de um estudo de caso, o Parque Zoológico da FZB/RS. Utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, e como métodos coleta de dados são empregados um questionário e observações comportamentais. Os resultados mostram que a maior parte dos respondentes são residentes do Rio Grande do Sul, visitantes reincidentes e com intenção de entretenimento. Além disso, foram identificados e caracterizados os 17 animais citados pelos visitantes como preferidos. Por fim, conclui-se que os seguintes fatores são de grande influência na preferência por animais no estudo de caso: tamanho, inteligência, perigo, intenções predatórias, relação filogenética e textura.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 4.0 properly.