Representação Social de Problemas Ambientais por Mulheres Quilombolas
Resumen
A representação social que o indivíduo tem sobre o ambiente poderá influenciar no manejo dos problemas ambientais. O objetivo do presente estudo foi identificar a representação social de problemas ambientais e a forma de enfrentamento pelas mulheres quilombolas da comunidade Patioba, Sergipe. Trata-se de um estudo qualitativo, com a utilização de metodologia participativa, com uma amostra de 20 mulheres maiores de 18 anos. Os resultados evidenciaram a participação de mulheres com idade entre 24 a 54 anos, em sua maioria casadas, escolaridade média, ocupação do lar e com renda familiar até um salário mínimo. O acesso à água potável, saneamento básico e coleta do lixo, é precário nesta comunidade. A representação social sobre os problemas sugere percepção de desequilíbrio ambiental pelos participantes da Comunidade Patioba.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.