Evolução das relações comerciais dos estados do sul do Brasil com os países membros do Mercosul, no período de 2010 a 2015
Resumen
O objetivo deste artigo consiste em analisar a evolução das relações comerciais do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com os países membros do Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, no período de 2010 a 2015. Busca-se assim compreender como se comportou a balança comercial de cada estado do Sul do Brasil em relação ao bloco. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcance do objetivo do trabalho foram a revisão bibliográfica e a estatística descritiva. Os resultados alcançados indicam que o comércio com o Mercosul foi mais vantajoso para o estado do Paraná, e o Rio Grande do Sul foi o Estado da região Sul do Brasil que apresentou as piores relações comerciais com o Mercosul.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.