O circuito espacial produtivo da andiroba no estado do Amazonas – AM
Resumen
O Circuito Espacial Produtivo da Andiroba passa por diversos aspectos geográficos (econômico, social, político, ambiental, cultural) e assim nos permite uma análise geográfica espacial em sua totalidade, desde a base com o trabalho dos camponeses (agricultores, produtores rurais, extrativistas) até chegar ao consumidor final. Este circuito também passa por diversas escalas de mercado, com pequenas e grandes empresas, que tem uma produção variada de produtos baseados na andiroba, desde cosméticos até fármacos. O Circuito Espacial Produtivo de espécies da biodiversidade ainda não está consolidado no estado do Amazonas, pois esbarram em alguns desafios. Entre eles, destacamos as questões de logísticas e transporte devido a peculiaridades da região, uma vez que boa parte da matéria-prima vem do interior do estado onde, em algumas localidades, só há transporte fluvial, causando uma demora significativa no acesso a estes produtos. Apesar dos gargalos encontrados este mercado tem bastante potencialidade, visto que existe uma boa aceitação de produtos da Amazônia. A andiroba é uma espécie com bastante aceitação no estado do Amazonas, sendo utilizada, principalmente, de maneira artesanal, ou seja, é utilizado o óleo bruto para elaboração de remédios caseiros para diversas enfermidades. Já as empresas utilizam o óleo refinado para a fabricação de produtos variados, o que proporciona o início do circuito produtivo.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.