<b>O global e o local: as empresas reflorestadoras e a comunidade cabocla de Postinho na Região Metropolitana de Curitiba</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8035

  • Hieda Maria Pagliosa Corona UTFPR
  • Lenir Maristela Silva UTFPR

Resumen

O objetivo do presente artigo é analisar o processo de mudança, vivenciado pelos agricultores familiares da comunidade de Postinho, localizada no município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Estado do Paraná, a partir da instalação de grandes empresas de reflorestamento (pinus e eucalipto) no entorno da comunidade. Tais transformações foram constatadas durante as três etapas de pesquisa interdisciplinar (entrevista com lideranças e instituições; entrevista dirigida com 32 famílias; entrevista aberta com sete famílias), realizada durante a construção da tese defendida em 2006, junto ao Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE) da UFPR. Tais constatações serviram de ponto de partida para a análise esboçada neste artigo, o qual foi construído a partir de uma (re)interpretação sobre o processo vivenciado pelos agricultores de Postinho, a partir do olhar da sociologia e da botânica. O desafio do presente artigo é entender em que medida uma comunidade cabocla, alicerçada num modo de vida tradicional, defronta-se com as pressões, limitações e oportunidades que interferem nas possibilidades de sua permanência enquanto formato social, que mantém “particularidades” e “globalidades” em jogo. As inquietações que movem as pesquisadoras referem-se a entender em que medida as demandas do campo ambiental e do mercado globalizado da madeira penetram as estratégias dos agricultores familiares tradicionais e (re)significam aspectos da tradição sem alterar substancialmente sua situação de vida (RAYNAUT et al., 2002), o que coloca, em certa medida, em risco suas possibilidades de reprodução social.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Hieda Maria Pagliosa Corona, UTFPR
Socióloga, graduada em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR; Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco; líder do grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR.
Lenir Maristela Silva, UTFPR
Bióloga, mestre em Botânica e Doutora em Ciências (produção vegetal) pela UFPR; professora adjunta da UFPR, capus de Matinhos; pesquisadora do CEPAD/UTFPR.
Publicado
2010-02-11
Cómo citar
Corona, H. M. P., & Silva, L. M. (2010). <b>O global e o local: as empresas reflorestadoras e a comunidade cabocla de Postinho na Região Metropolitana de Curitiba</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8035. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 9-20. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.8035
Sección
Ciências Sociais