<b>O global e o local: as empresas reflorestadoras e a comunidade cabocla de Postinho na Região Metropolitana de Curitiba</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8035

  • Hieda Maria Pagliosa Corona UTFPR
  • Lenir Maristela Silva UTFPR

Résumé

O objetivo do presente artigo é analisar o processo de mudança, vivenciado pelos agricultores familiares da comunidade de Postinho, localizada no município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Estado do Paraná, a partir da instalação de grandes empresas de reflorestamento (pinus e eucalipto) no entorno da comunidade. Tais transformações foram constatadas durante as três etapas de pesquisa interdisciplinar (entrevista com lideranças e instituições; entrevista dirigida com 32 famílias; entrevista aberta com sete famílias), realizada durante a construção da tese defendida em 2006, junto ao Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE) da UFPR. Tais constatações serviram de ponto de partida para a análise esboçada neste artigo, o qual foi construído a partir de uma (re)interpretação sobre o processo vivenciado pelos agricultores de Postinho, a partir do olhar da sociologia e da botânica. O desafio do presente artigo é entender em que medida uma comunidade cabocla, alicerçada num modo de vida tradicional, defronta-se com as pressões, limitações e oportunidades que interferem nas possibilidades de sua permanência enquanto formato social, que mantém “particularidades” e “globalidades” em jogo. As inquietações que movem as pesquisadoras referem-se a entender em que medida as demandas do campo ambiental e do mercado globalizado da madeira penetram as estratégias dos agricultores familiares tradicionais e (re)significam aspectos da tradição sem alterar substancialmente sua situação de vida (RAYNAUT et al., 2002), o que coloca, em certa medida, em risco suas possibilidades de reprodução social.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Hieda Maria Pagliosa Corona, UTFPR
Socióloga, graduada em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR; Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco; líder do grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR.
Lenir Maristela Silva, UTFPR
Bióloga, mestre em Botânica e Doutora em Ciências (produção vegetal) pela UFPR; professora adjunta da UFPR, capus de Matinhos; pesquisadora do CEPAD/UTFPR.
Publiée
2010-02-11
Comment citer
Corona, H. M. P., & Silva, L. M. (2010). <b>O global e o local: as empresas reflorestadoras e a comunidade cabocla de Postinho na Região Metropolitana de Curitiba</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.8035. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 9-20. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.8035
Rubrique
Ciências Sociais