<b>(Re) configurações do campo comunicacional a partir da epistemologia ambiental</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.19709
Résumé
O objetivo deste texto é colocar em evidência as mudanças que ocorreram e ainda estão em processo no campo da Comunicação pela incorporação de alguns elementos da epistemologia ambiental. O procedimento metodológico adotado é a revisão de literatura sobre os dois campos estudados, que embasa o exercício analítico-reflexivo de identificação das interfaces entre os campos da Comunicação e do Meio Ambiente. Busca-se expor as contribuições da episteme ambiental na (re)configuração de determinadas áreas comunicacionais, revelando as novas perspectivas trazidas pelo contato e pela relação de um com o outro. Trata-se aqui das epistemologias próprias de cada um destes campos a fim de assinalar mudanças observadas na Comunicação em função da incorporação de fundamentos epistêmicos de um campo ainda em formação – o ambiental. Como resultados, apontam-se perspectivas para a expansão dos estudos de interface, especialmente daqueles de constituição interdisciplinar e com contornos pouco definidos.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.