<b>(Re) configurações do campo comunicacional a partir da epistemologia ambiental</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.19709

  • Eloisa Beling Loose Universidade Federal do Paraná
  • José Edmilson de Souza-Lima Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Cinterdisciplinaridade, epistemologia, meio ambiente, comunicação

Resumo

O objetivo deste texto é colocar em evidência as mudanças que ocorreram e ainda estão em processo no campo da Comunicação pela incorporação de alguns elementos da epistemologia ambiental. O procedimento metodológico adotado é a revisão de literatura sobre os dois campos estudados, que embasa o exercício analítico-reflexivo de identificação das interfaces entre os campos da Comunicação e do Meio Ambiente. Busca-se expor as contribuições da episteme ambiental na (re)configuração de determinadas áreas comunicacionais, revelando as novas perspectivas trazidas pelo contato e pela relação de um com o outro. Trata-se aqui das epistemologias próprias de cada um destes campos a fim de assinalar mudanças observadas na Comunicação em função da incorporação de fundamentos epistêmicos de um campo ainda em formação – o ambiental. Como resultados, apontam-se perspectivas para a expansão dos estudos de interface, especialmente daqueles de constituição interdisciplinar e com contornos pouco definidos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Beling Loose, Universidade Federal do Paraná
Jornalista pela UFSM, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Bolsista CNPq. Pesquisadora na área de comunicação e jornalismo ambiental.
José Edmilson de Souza-Lima, Universidade Federal do Paraná
Sociólogo. Pós-doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento e pesquisador-docente do UNICURITIBA e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).
Publicado
2013-06-17
Como Citar
Loose, E. B., & Souza-Lima, J. E. de. (2013). <b>(Re) configurações do campo comunicacional a partir da epistemologia ambiental</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.19709. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(1), 61-70. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i1.19709
Seção
Ciências Sociais