<b>Literatura e sociedade: a barbárie resultante da ausência de um Estado Democrático de Direito no mundo de Augusto Matraga</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i2.201
Résumé
Este artigo apresenta um estudo das possibilidades de a Literatura ampliar o conhecimento de determinados contextos históricos produzido pelas Ciências Sociais. Concluiu-se que essa possibilidade torna-se real quando o escritor recorre a análises realizadas pelas Ciências Sociais a fim de operar com circunstâncias, personagens e interações sociais típicas do contexto que irá servir de pano de fundo para a sua obra. O contexto escolhido para este estudo foi o sertão do Brasil no período da República Oligárquica, que vai da proclamação do novo regime à revolução de 30; e a obra selecionada, A hora e a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.