<b>A nobreza na capitania de Goiás na perspectiva dos domínios ultramarinos
Resumo
Este artigo tem como objetivo primordial analisar a nobreza no período moderno na perspectiva dos domínios ultramarinos e, para exemplificar de modo empírico nosso trabalho, uma pequena introdução da ‘nobreza da terra’ na Capitania de Goiás no século XVIII. Para isso, o trabalho se estruturou em dois momentos cruciais: primeiramente, a análise do conceito de nobreza no período medieval e, simultaneamente, tentar-se-á compreender, na modernidade, as transformações ocorridas no seio da nobreza. Num segundo momento, e para exemplificar nosso trabalho, o presente estudo ocupou-se em mostrar a ‘nobreza da terra’ na Capitania de Goiás na perspectiva dos domínios ultramarinos. Desse modo, identificar a possibilidade da criação de um grupo de nobres típicos nos domínios ultramarinos e a dinâmica resultante do processo de colonização. Por conseguinte, o estatuto da nobreza portuguesa e seus reflexos nas áreas de mineração que rompeu com o estigma de nascidos fora do Reino e criou uma nobreza de privilégios por serviços prestados no sertão de Goiás, erguida, portanto, em novas bases sociais em fins do século XVIII e início do século XIX.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.