<b>Diálogos entre professores em/sobre formação continuada virtual: sentidos inacabados e provisórios no Facebook

  • Maria Cristina Lima Paniago Universidade Católica Dom Bosco

Résumé

Esse texto é recorte de uma pesquisa ampla e tem como objetivo analisar os diálogos construídos entre professores em/sobre formação continuada virtual. O grupo participante da pesquisa é constituído por professoras indígenas da etnia Terena e professores/alunos pesquisadores pertencentes a uma Universidade privada do estado de Mato Grosso do Sul. A formação continuada acontece há dois anos, tanto no ambiente presencial como no virtual. Nesse texto, restringimo-nos às trocas realizadas na rede social Facebook. Salienta-se que entendemos que os diálogos não são exclusivamente permeados por consensos, mas por diferenças, resistências, reflexões, construções e desconstruções. Estas são as grandes riquezas de um grupo intercultural, pois o ‘caos’ e o (des)equilíbrio podem ser entendidos como uma perspectiva crítica de se (re)construir outras possibilidades de conhecimentos. Os dados evidenciaram a necessidade que temos como pesquisadores de escutar mais, de nos deixar afetar pelo que nos cerca, ao mesmo tempo em que afetamos os outros, além da importância de entendermos os nossos sentidos estabelecidos em relação à formação continuada como provisórios e inacabados, em permanente movimentação.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco
Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e Líder do Grupo de Estudos e pesquisas em Tecnologia Educacional e EAD (GETED)
Publiée
2014-12-05
Comment citer
Paniago, M. C. L. (2014). <b&gt;Diálogos entre professores em/sobre formação continuada virtual: sentidos inacabados e provisórios no Facebook. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 217-222. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23429
Rubrique
Educação