<b>Diálogos entre professores em/sobre formação continuada virtual: sentidos inacabados e provisórios no Facebook
Resumo
Esse texto é recorte de uma pesquisa ampla e tem como objetivo analisar os diálogos construídos entre professores em/sobre formação continuada virtual. O grupo participante da pesquisa é constituído por professoras indígenas da etnia Terena e professores/alunos pesquisadores pertencentes a uma Universidade privada do estado de Mato Grosso do Sul. A formação continuada acontece há dois anos, tanto no ambiente presencial como no virtual. Nesse texto, restringimo-nos às trocas realizadas na rede social Facebook. Salienta-se que entendemos que os diálogos não são exclusivamente permeados por consensos, mas por diferenças, resistências, reflexões, construções e desconstruções. Estas são as grandes riquezas de um grupo intercultural, pois o ‘caos’ e o (des)equilíbrio podem ser entendidos como uma perspectiva crítica de se (re)construir outras possibilidades de conhecimentos. Os dados evidenciaram a necessidade que temos como pesquisadores de escutar mais, de nos deixar afetar pelo que nos cerca, ao mesmo tempo em que afetamos os outros, além da importância de entendermos os nossos sentidos estabelecidos em relação à formação continuada como provisórios e inacabados, em permanente movimentação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.