A questão agrária na Europa Oriental na obra de Karl Marx
Résumé
O presente artigo consiste numa análise do tema da questão agrária na Europa Oriental (sobretudo da situação do campesinato russo) na obra de Karl Marx, enfocando a diferença da análise feita para essa região, que reconhece a possibilidade de uma revolução camponesa, daquela feita para a Europa Ocidental, onde Marx não mais vislumbra a possibilidade do campesinato vir a organizar-se como uma classe realmente autônoma. Além de apontar essa diferença, procuramos discutir neste trabalho que rumos tomaria, segundo Marx, o movimento revolucionário iniciado pelos camponeses e se seria possível a construção do socialismo na Rússia sem a “etapa intermediária” do capitalismo e apoiando-se nas bases fornecidas pela antiga comunidade camponesa russa - o mir.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.