<b>A trajetória recente da economia catarinense (2000-2010): na contramão do crescimento?

  • Liara Darabas Ronçani Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Alcides Goularti Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense

Résumé

Nas décadas de 1980 e 1990, enquanto a economia brasileira teve um fraco desempenho comparado com as décadas anteriores, Santa Catarina cresceu acima da média nacional. Na primeira década do século XXI, com a mudança de orientação da política econômica do governo federal, o país retomou o crescimento e a distribuição de renda, mas a economia catarinense cresceu abaixo da média nacional. Tendo como base a retomada do ritmo de crescimento da economia brasileira no início da década de 2000 e a perda do ritmo de crescimento da economia catarinense no mesmo período, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de analisar quais fatores contribuíram para esse resultado. O objetivo deste trabalho é estudar o desempenho da economia catarinense na última década, por meio da análise do comportamento da produção industrial, das exportações, do emprego e do crédito.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Liara Darabas Ronçani, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Graduada em Economia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Foi bolsista de Iniciação Científica de 2012 a agosto de 2014 sob orientação de Alcides Goularti Filho, com atuação principalmente nos temas: Economia Catarinense, História Econômica, Bancos de Fomento, Economia Regional, Estado e Planejamento. É integrante do Grupo de Pesquisa em História Econômica e Social de Santa Catarina, e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE). Foi bolsista de Dimas de Oliveira Estevam em 2011 e 2012, permanecendo como voluntária até 2014 em projetos nas áreas: Agricultura Familiar e Cooperativismo Descentralizado. Autora de 13 artigos completos, 3 resumos expandidos e 10 resumos publicados em anais de congressos, além de 3 artigos completos publicados em periódicos e 1 capítulos de livro. Primeira colocada no processo seletivo do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Socioêconomico da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
Alcides Goularti Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Possui graduação em Economia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) na área de História Econômica. Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense do Curso de Economia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS). Presidente da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC) no período 2007-2010 e Secretário da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) no período 2009-2013. Tem experiência na área de Economia e História, com ênfase em História Econômica, História de Empresas e História Econômica Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e planejamento, Santa Catarina, economia regional, história econômica regional, meios de transporte, vias de comunicação, construção naval e marinha mercante.
Publiée
2015-08-19
Comment citer
Ronçani, L. D., & Goularti Filho, A. (2015). <b&gt;A trajetória recente da economia catarinense (2000-2010): na contramão do crescimento?. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 53-64. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i1.26459
Rubrique
Economia