<b>A representação social da tortura no ensino-aprendizagem da matemática: análise semiótico-psicanalítica

  • José Passos Lopes Universidade Paulista

Résumé

Este artigo faz um recorte de uma pesquisa1sobre o pensamento matemático de alunos de pedagogia. Uma das figuras utilizada na pesquisa é uma representação social da tortura no ensino-aprendizagem de matemática. Observou-se que essa figura provocou em cada aluno lembranças desprazerosas, gerando falhas nos seus testes de realidade. O objetivo deste artigo consiste em analisar essa figura como signo da representação da tortura no ensino-aprendizagem de matemática, resultado da investigação com 23 alunos de uma universidade particular. Foram analisados dois formulários: um com nove figuras sobre matemática onde se deveriam escrever três palavras sob cada uma, associando-as livremente; o segundo formulário era uma dissertação com o tema ‘Minha história com a matemática’. Foi feita uma leitura semiótico-psicanalítica das palavras e da figura, tendo como referencial teórico a teoria dos signos com a classificação feita por Santaella das matrizes das linguagens e do pensamento visual e verbal; também foram consideradas as teorias da percepção e dos interpretantes de Peirce e os conceitos psicanalíticos pertinentes. Concluiu-se que houve falhas no teste de realidade, pois os alunos deixaram-se enredar pelo emocional, pela imagem perturbadora e vivenciaram momentos de desconforto, traduzidos por associações referenciais declaratórias, utilizando o mecanismo defensivo da intelectualização.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

José Passos Lopes, Universidade Paulista
Professor da Faculdade de Pedagogia, Instituto de Ciências Humanas. Doutor em Psicologia e Educação (USP); Mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP)
Publiée
2015-07-01
Comment citer
Lopes, J. P. (2015). <b&gt;A representação social da tortura no ensino-aprendizagem da matemática: análise semiótico-psicanalítica. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(2), 135-147. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i2.27182
Rubrique
Educação