<b>Documentação metodológica de um grupo focal virtual sobre hackers e ciberpiratas
Résumé
A partir de uma pesquisa-experimento acerca de representações sociais sobre hackers e ciberpiratas, apresentamos neste artigo uma discussão metodológica sobre a relevância e as potencialidades da pesquisa qualitativa virtual, tratando especificamente da técnica do grupo focal virtual. Nosso objetivo é suscitar o interesse pelas metodologias de pesquisa virtual, um campo que oferece muitas possibilidades viáveis, enriquecendo ainda mais a diversidade de abordagens da pesquisa qualitativa. Também incluímos uma breve interpretação da pesquisa empírica, problematizando normatizações legais (vigentes ou em discussão) sobre condutas no ciberespaço (enfocando os direitos de acesso e compartilhamento de informações) para avaliar se são justificadas como ilícitas ou não por usuários frequentes de Internet.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.