Mobilidade forçada - a economia política dos deslocamentos humanos
Résumé
O objetivo deste artigo é investigar a noção de mobilidade centrada no trabalho. Para tanto, é desenvolvido um apanhado histórico dos economistas clássicos que incorporaram essa noção, avaliando criticamente o seu uso. A partir do materialismo histórico, observamos uma aplicação mais consistente da noção de mobilidade, a idéia de “mobilidade forçada”, que foi desenvolvida a mais de vinte anos por Jean Paul de Gaudemar e que centra sua análise no conceito de valor/trabalho, desenvolvido por Marx. Essa abordagem traz uma importante contribuição teórica para os estudos em geografia da população.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.