A historiografia francesa dos séculos XVIII e XIX: as visões iluminista e romântica da Idade Média

  • Terezinha Oliveira UEM

Résumé

O objetivo deste artigo é mostrar que a análise histórica do passado se modifica de acordo com as questões do momento em que está sendo elaborada. Tomamos como ponto de partida para este objetivo a comparação entre o modo como autores do século XVIII e do século XIX conceberam a época feudal. Ainda que opostas, essas concepções têm sua razão de ser e, por conseguinte, são válidas historicamente. Além disso, permitem uma compreensão da época em que foram elaboradas.

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Biographie de l'auteur

Terezinha Oliveira, UEM
Concluiu o doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Assis) em 1997. Realizou, em 2005, Estágio de Pós-Doutorado em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá e Bolsista Produtividade. Publicou 22 artigos em periódicos especializados e 269 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 livros e 9 capítulos publicados. Possui 177 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no exterior e 59 no Brasil. Orientou 18 Dissertações de Mestrado em Educação, 20 Projetos de Iniciação Científica e 8 Monografias de Especialização nas áreas de Educação, Filosofia e História. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Curriculo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Fundamentos da Educação, Educação Medieval, História da Educação na Idade Média, Transformação Social, Universidade Medieval, Educação, Filosofia Medieval, História da Educação, Escolástica e História Currículo Lattes
Publiée
2008-07-02
Comment citer
Oliveira, T. (2008). A historiografia francesa dos séculos XVIII e XIX: as visões iluminista e romântica da Idade Média. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 175-185. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4205
Rubrique
Ciências Sociais