Leituras de uma propaganda da escola “Cultura Inglesa”: efeitos de sentido
Résumé
Este estudo nasceu de nosso olhar atônito de professoras de línguas, ao nos depararmos com uma publicidade da Cultura Inglesa, exposta numa das ruas mais movimentadas da cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. O texto publicitário, combinando imagens (o globo terrestre recoberto pela bandeira inglesa) e palavras (o enunciado “Aprenda inglês com quem ensinou o mundo a falar”), pareceu-nos redundante e acintosamente colonialista e gerou, à primeira vista, um sentimento de estupefação. Passado o impacto inicial e lembrando-nos de que todo processo de leitura é dialógico, sentimos curiosidade em saber que outras leituras tal texto poderia suscitar. Mediante a apresentação de uma foto da propaganda, ouvimos professores de português, inglês, francês e espanhol. Percebemos duas grandes tendências de leitura: uma que se detém nos sentidos literais do texto e outra que desvela os sentidos implícitos, trazendo à tona a ideologia colonialista.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.