<b>Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos de química</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.461
Resumen
Neste trabalho analisou-se o uso das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no tema Radioatividade em livros didáticos de Química. Foram consultados professores da rede pública do Ensino Médio, que indicaram as obras mais utilizadas em sua prática docente. Os títulos sugeridos foram analisados dentro de quesitos elaborados com base no Programa Nacional do Livro Didático e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Estes quesitos foram divididos em dois grupos, um referente à estrutura geral da obra e outro referente às relações CTS. Os resultados mostram que as obras não têm preocupação em adotar abordagens que contemplem as relações CTS e que o assunto Radioatividade é tratado de modo descontextualizado e não atende às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Por fim, são feitas sugestões de reestruturação de forma e conteúdo, com a intenção de deixar os livros mais adequados para o uso do aluno, mesmo quando o professor não se faz presente.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.