Vico e a objeção moral dirigida a Francis Bacon no De ratione
Resumen
A homenagem a Francis Bacon com que Vico abre o De ratione (1709) fez passar por alto o teor da crítica que Vico dirige a Bacon nessa obra. No meu artigo, sustenta-se que, diferentemente das recentes polêmicas que tiveram por objeto a obra baconiana, a vexatio naturae estigmatizada por Vico não é tanto motivada pela objeção à violência exercida sobre a natureza, mas visa sobretudo a negar a plausibilidade mesma dos desiderata baconianos e a invalidar o projeto de regnum hominis, recorrendo a fórmulas precisas dos textos baconianos. Dessa crítica dirigida a Francis Bacon, não aparecem outros ecos nas posteriores obras de Vico. Pelo contrário, no De mente heroica (1732), Vico subscreve plenamente a exaltação baconiana da noção heroica de conhecimento.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.