<b>Participação da sociedade civil na gestão de unidades de conservação e seus efeitos na melhoria da qualidade ambiental da região Sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.6761
Résumé
Após a promulgação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Decreto nº 4.340/2002), tem sido criado em todo o Brasil Conselhos com a participação da Sociedade Civil. A região Sudeste de Mato Grosso do Sul abriga o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, unidade de Conservação de Proteção Integral e a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iguatemi, unidade de conservação de uso sustentável que abrange nove municípios. O Parque possui um Conselho Gestor e a APA conta com os conselhos municipais, todos envolvidos com a administração das áreas. Este estudo analisou, utilizando questionários encaminhados aos 141 membros dos conselhos, o conhecimento, a percepção ambiental e o nível de participação dos Conselheiros. Também foram levantados dados sobre o perfil dos Conselheiros e sobre decisões dos conselhos que constaram em atas de reuniões. Como resultado, aponta-se o limitado conhecimento da legislação ambiental e a percepção generalizada de que a deficiência de fiscalização por parte do poder público é a responsável pela degradação ambiental em detrimento ao entendimento de uma ação conjunta, governo e sociedade, na construção de um processo participativo eficiente e eficaz. Apesar das deficiências, ganhos ambientais foram detectados nas decisões dos Conselhos.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.