<b>Plantas medicinais: estudo etnobotânico dos distritos de Toledo e produção de material didático para o ensino de ciências</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.920
Resumo
A utilização de plantas como medicamento faz parte da cultura popular e é importante por ser uma forma alternativa de medicamento de baixo custo. Entretanto, o conhecimento popular está se perdendo ao longo do tempo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é resgatar o conhecimento popular sobre plantas medicinais e elaborar um material didático que possa ser utilizado nas escolas como apoio didático. Foi realizado um estudo etnobotânico das plantas medicinais utilizadas pela população dos distritos de Toledo – Estado do Paraná, a partir de um questionário destinado a 339 estudantes das 3as e 4as séries do ensino fundamental e da coleta de 1.539 plantas cuja catalogação resultou em 146 espécies diferentes. A elaboração do material didático envolveu alguns conceitos de Química, Biologia e Matemática, além de abordar os cuidados que devem ser tomados com o uso indiscriminado de plantas medicinais e com plantas tóxicas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.