<b>Sociedade, indústria e design: percepções, atitudes e caminhos rumo a uma sociedade sustentável</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i2.18204
Résumé
O desenvolvimento sustentável, desde a instituição de seu conceito, vem sendo negligenciado e, dentre os maiores desafios para a mudança de paradigma rumo a uma sociedade sustentável, encontram-se a formação e a consolidação de uma sociedade baseada no consumo e no descarte de produtos industriais. Entretanto, apesar desses desafios, diversas pesquisas de opinião pública revelam algumas oportunidades de novos negócios alavancadas pelo novo mercado verde que se encontra em processo de expansão. Além disso, outras motivações ambientais, econômicas e legais vêm, gradativamente, forçando o setor privado a gerar produtos e a criar processos mais ecoeficientes. Nesse novo cenário, a participação de diversos atores sociais é apontada como essencial no processo de materialização de uma economia verde. Convém ressaltar ainda que o papel do design é cada vez mais reconhecido como essencial para o processo de mudança. Nesse sentido, as estratégias de ecodesign, que visam a desenvolver produtos mais sustentáveis, podem romper com o fluxo de alto consumo de matérias-primas, racionalizar os modos de produção, minimizar as emissões de poluentes, e geração de resíduos, reorientando os sistemas de consumo para a formação de uma mentalidade ecológica.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.