<b>O prefixo “não-”: polissemia e produtividade no processo de formação de palavras</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2196
Resumen
Dentre os processos mais produtivos de enriquecimento do nosso léxico, encontram-se a derivação e a composição. A derivação, por sua vez, divide-se em prefixal e sufixal, sendo que, na primeira, o afixo antepõe-se à base, e, na segunda, pospõe-se, alterando o sentido do vocábulo derivado. Por meio desses processos, temos a formação freqüente de novas palavras, as quais podem ou não ser incorporadas ao nosso léxico. Este artigo pretende abordar de que forma o prefixo não vem sendo tratado dentro do processo de formação de palavras, a derivação prefixal, bem como de que forma ele é registrado nos principais dicionários da língua portuguesa, Aurélio e Houaiss, além de sua crescente produtividade em textos de diversos gêneros. Para complementar nosso estudo, procuramos, igualmente, realizar uma abordagem semântica do seu emprego, já que, para muitos, o prefixo não confere apenas sentido negativo à base. Vamos demonstrar que, na verdade, ele pode conferir-lhe outros significados que não o negativo e que essas mudanças de sentido se devem não somente ao significado desse prefixo, mas também ao significado da base no momento da derivaçãoDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.