<b>A Constituição de 1988 no Brasil e assistência social: trajetórias da inclusão social e do combate à pobreza

  • Henrique Rabello Serafim Escola Superior de Criciúma
  • Ismael Gonçalves Alves Universidade do Extremo Sul Catarinense

Résumé

O Brasil ao longo de sua trajetória histórica teve promulgada e/ou outorgada oito Constituições, que no decorrer dos anos foram implementadas conforme as orientações socioeconômicas de seus agentes burocráticos e políticos. Entre a primeira Constituição, de 1824, e a atual, de 1988, ocorreram modificações com a intencionalidade de assegurar os preceitos de equidade entre todos os membros que compõem a comunidade nacional, buscando de certa forma alcançar o bem-estar. Assim, este artigo tem a intencionalidade de investigar a trajetória histórica das legislações brasileiras que transformaram algumas políticas sociais em direitos de cidadania. Para esta pesquisa, de cunho qualitativo, foram utilizados como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, na qual analisa-se um conjunto amplo de legislações composto pelos textos constitucionais e normativas ministeriais que institucionalizaram e regulamentaram o campo da assistência social em todo o país. Analisando esse processo histórico, evidencia-se a ampliação dos direitos sociais estabelecidos e garantidos pela Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988, e que por isso é conhecida como a Constituição Cidadã.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Henrique Rabello Serafim, Escola Superior de Criciúma
Bacharel em Direito, Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Professor do Curso de Direito na Escola Superior de Criciúma (ESUCRI).
Ismael Gonçalves Alves, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009) e graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). É Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 
Publiée
2018-11-27
Comment citer
Serafim, H. R., & Alves, I. G. (2018). <b&gt;A Constituição de 1988 no Brasil e assistência social: trajetórias da inclusão social e do combate à pobreza. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(3), e40552. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v40i3.40552
Rubrique
História