Representações da educação profissional e tecnológica (EPT) em São Gabriel da Cachoeira - Amazonas

  • Roselinda Lima Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • José Cavalcante Lacerda Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica; narrativas; Amazônia.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relevante modalidade educacional, estrutura-se com a finalidade de promover a formação do exercício de profissões além da vivência, crítica e reflexiva, e da cidadania. O artigo ora apresentado objetiva investigar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica no município de São Gabriel da Cachoeira a partir dos relatos de sujeitos que experienciaram esse processo. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica a abordagem narrativa com o intuito de se aproximar e compreender o fenômeno investigado a partir da experiência das pessoas em seu cotidiano. Para sua materialização, ancorou-se na realização de uma entrevista narrativa aplicada a 08 (oito) informantes no decorrer do ano de 2022. Considerando os elementos éticos da pesquisa, os dados construídos a partir da referida técnica foram analisados à luz da análise temática. Como resultado, observou-se que a representação dos informantes está assentada em 03 (três) elementos fundamentais para a compreensão da EPT em São Gabriel da Cachoeira: i) a EPT como prática da ação missionária; ii) a EPT como ação do Estado; iii) a EPT como fios que se lançam no futuro. Por fim, destaca-se que a pesquisa contribui, de forma científica, como fonte documental para construção de futuras políticas públicas neste segmento educativo no contexto dessa região Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-08-29
Como Citar
Barreto , R. L., & Lacerda Junior , J. C. (2023). Representações da educação profissional e tecnológica (EPT) em São Gabriel da Cachoeira - Amazonas. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 45(1), e68612. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v45i1.68612
Seção
Ciências Sociais