A pedagogia da alternância em escolas públicas no Brasil: surgimento e atualidade

  • Isaura Isabel Conte Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: centros familiares de formação por alternância; esfera pública; regime de alternância.

Resumo

A Pedagogia da Alternância em redes públicas municipais e estaduais ainda é algo novo e até inusitado no Brasil e este texto evidencia elementos possíveis de sua trajetória até os dias atuais. Na esfera pública, ela é encontrada em maior número de experiências no estado do Espírito Santo e tem como precursoras as Escolas Família-Agrícolas. A pesquisa que dá origem a este artigo é bibliográfica, de revisão sistemática descritiva e tem como base de dados o catálogo de teses e dissertações da Capes, do período de 1990 a 2019. Destacam-se como aspectos relevantes: o surgimento da Pedagogia da Alternância na esfera pública só foi possível devido ao acúmulo anterior das Escolas Família-Agrícolas e se justifica pela ampliação do acesso por parte de alunos das comunidades rurais; o surgimento dela também se deu em razão de lutas para a ampliação da democracia, em especial, da gestão democrática da escola; o processo sistemático e contínuo de formação de monitores/professores é substancial para desenvolver a formação por alternância na esfera pública e, sem a participação efetiva de famílias/comunidades, suas associações e movimentos sociais, ela se torna inviável e nula; por fim, evidencia-se a tensão com o Estado no que se refere à autonomia pedagógica necessária para desenvolver os instrumentos da Pedagogia da Alternância nas redes públicas. 

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Publicado
2025-07-03
Como Citar
Conte, I. I. (2025). A pedagogia da alternância em escolas públicas no Brasil: surgimento e atualidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 47(1), e69478. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v47i1.69478
Seção
Ciências Sociais