<b>O ecoturismo e o mito da natureza intocada</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.8677
Resumo
Este ensaio desenvolve uma reflexão sobre a busca contemporânea pela natureza e mostra como influências do denominado “naturalismo” trouxeram distorções nas relações homem/natureza aumentando distâncias e criando a falsa ideia relacionada à natureza como possuindo todos os benefícios numa oposição à cultura possuindo todos os vícios. Essa concepção criou mitos sobre a natureza como a ideia do “mito da natureza intocada” no qual os homens não são envolvidos como participantes, sendo somente visitantes. A “natureza autêntica” exclui a presença humana e ao mesmo tempo apresenta a contradição, pois considera a existência mais autêntica quando o homem está situado nela.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.