<b>Rui Barbosa e a questão do ensino secundário no <em>Diário de Notícias</em> (1889)</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.918
Resumo
Este artigo aborda as discussões propagadas de Rui Barbosa (1849-1923) acerca do ensino secundário, em 1889, pelo Diário de Notícias do Rio de Janeiro. Objetiva-se debater as questões referentes ao ensino secundário no final do século XIX, apresentadas pelo autor por meio de um veículo de imprensa influente. Rui Barbosa atribuiu imensa importância à educação, considerando-a como indispensável ao progresso do país juntamente com outras reformas. No Brasil Império, o autor foi um dos primeiros intelectuais a discutir a necessidade de organização de um Sistema Nacional de Ensino, apontando o dever do Estado em se responsabilizar pelo ensino público de modo a ofertar uma educação gratuita, obrigatória e laica, acessível a toda população. Por meio do supracitado jornal fez campanhas a favor da federalização das províncias e discutiu inúmeras questões políticas e sociais almejando mudanças que impulsionassem o desenvolvimento da produção com base na industrialização brasileira de maneira a consolidar o modo de produção capitalista. Para o autor, era necessário que no ensino secundário se privilegiasse tanto o ensino literário como o científico, ofertando uma formação geral sem ter como único objetivo aprovação em exames que davam acesso ao ensino superior.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.