<b>O gênero artigo de opinião: da teoria à prática em sala de aula</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13383
Resumo
Neste trabalho, buscamos realizar uma proposta de intervenção para a 8ª série, a partir do gênero artigo de opinião, com ênfase na análise linguística. Para tanto, temos como objetivo refletir sobre as marcas linguístico-enunciativas presentes no gênero artigo de opinião, a fim de contribuir para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa. Dessa forma, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada, em que escolhemos um texto do gênero artigo de opinião, analisamos suas marcas linguístico-enunciativas e elaboramos uma sequência didática direcionada à oitava série. O trabalho está vinculado ao Projeto de Pesquisa “Diagnóstico do trabalho com os gêneros discursivos na escola” (UFPA – Processo: 022581/2010) e aos grupos de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq – www.escrita.uem.br) e “Diversidade linguística e ensino de língua na Amazônia Paraense” (UFPA-CNPq) e tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin (2003) e de pesquisadores que seguem essa vertente. Os resultados demonstram que o gênero em tela propicia um trabalho muito produtivo para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, já que o texto salienta os recursos linguísticos mobilizados pelo articulista para defender sua tese.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.