<b>O gênero artigo de opinião: da teoria à prática em sala de aula</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13383

  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará
  • Francimara de Sousa Barbosa Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: gêneros discursivos, artigo de opinião, análise linguística

Resumo

Neste trabalho, buscamos realizar uma proposta de intervenção para a 8ª série, a partir do gênero artigo de opinião, com ênfase na análise linguística. Para tanto, temos como objetivo refletir sobre as marcas linguístico-enunciativas presentes no gênero artigo de opinião, a fim de contribuir para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa. Dessa forma, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada, em que escolhemos um texto do gênero artigo de opinião, analisamos suas marcas linguístico-enunciativas e elaboramos uma sequência didática direcionada à oitava série. O trabalho está vinculado ao Projeto de Pesquisa “Diagnóstico do trabalho com os gêneros discursivos na escola” (UFPA – Processo: 022581/2010) e aos grupos de pesquisa “Interação e escrita” (UEM-CNPq – www.escrita.uem.br) e “Diversidade linguística e ensino de língua na Amazônia Paraense” (UFPA-CNPq) e tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin (2003) e de pesquisadores que seguem essa vertente. Os resultados demonstram que o gênero em tela propicia um trabalho muito produtivo para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, já que o texto salienta os recursos linguísticos mobilizados pelo articulista para defender sua tese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará
P
Francimara de Sousa Barbosa, Universidade Federal do Pará
Pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Castanhal; graduada em Letras pela UFPA.
Publicado
2011-08-08
Como Citar
Ohuschi, M. C. G., & Barbosa, F. de S. (2011). <b>O gênero artigo de opinião: da teoria à prática em sala de aula</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13383. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 303-314. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.13383
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus