<b>A variante <i>vos</i> e o ensino de espanhol: algumas reflexões sobre o trabalho docente e materiais didáticos</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.13663

  • Andréia Cristina Roder Carmona Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA
Palavras-chave: ensino de língua estrangeira, variação linguística, língua espanhola, voseo

Resumo

As reflexões sobre um cenário multicultural, no contexto escolar, são importantes no desenvolvimento do ensino/aprendizagem da Língua Estrangeira, pois abarcarão os fatores históricos e sociais de um povo e, consequentemente, a sua cultura. Desse modo, nesta pesquisa apresentamos algumas considerações sobre o trabalho de um grupo de professores de espanhol - língua estrangeira com o objetivo de descobrir se esse grupo de docentes pesquisados utiliza, apresenta (ou não) e discute em suas aulas a variante linguística voseo. Para tanto, como metodologia de trabalho utilizamos o enfoque etnográfico que trata a relação língua/sociedade, na perspectiva virtual e real de sistematizar estudos sobre variantes linguísticas. É também objetivo deste artigo oferecer importantes contribuições  para os docentes, pois, a partir do conhecimento sobre variantes linguísticas o professor e, principalmente seu aluno, aprenderá mais sobre tolerância frente às diferenças culturais.


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Biografia do Autor

Andréia Cristina Roder Carmona, Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA
Departamento de Ciências Humanas - Letras: Língua Espanhola
Publicado
2012-08-10
Como Citar
Carmona, A. C. R. (2012). <b>A variante <i>vos</i> e o ensino de espanhol: algumas reflexões sobre o trabalho docente e materiais didáticos</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.13663. Acta Scientiarum. Language and Culture, 34(2), 223-232. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v34i2.13663
Seção
Linguística

 

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