<b>‘Um pensamento insone’: os perigos do símbolo em <i>Moby Dick</i>, de Herman Melville

  • André Cechinel Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Gladir da Silva Cabral Universidade do Extremo Sul Catarinense
Palavras-chave: Moby Dick, símbolos, instabilidade

Resumo

Este artigo investiga a instabilidade dos símbolos em Moby Dick, de Herman Melville, e o perigo que a leitura simbólica representa tanto para os marujos do Pequod, navio capitaneado por Ahab, quanto para os leitores do romance. Se Ishmael, por um lado, habita as fronteiras do texto e por isso converte-se na única testemunha possível do naufrágio, ou seja, aquela que apaga seus traços identitários para poder narrar o que vivenciou, Ahab, por outro lado, investe na suposta concretude dos símbolos e, assim, desfaz-se juntamente com a dissolução do sentido primeiro atribuído à busca pela baleia branca, Moby Dick. Com o naufrágio do Pequod, o símbolo explicativo submerge para dar lugar a uma textualidade errante.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Cechinel, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Doutor em Teoria Literária pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Professor de Literatura e Teoria Literária do Curso de Letras e do Mestrado em Educação da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense).
Gladir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense
Doutor em Inglês e Literaturas Correspondentes pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Professor de Literatura do Curso de Letras e do Mestrado em Educação da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense).
Publicado
2014-12-15
Como Citar
Cechinel, A., & Cabral, G. da S. (2014). <b>‘Um pensamento insone’: os perigos do símbolo em <i>Moby Dick</i&gt;, de Herman Melville. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(1), 49-56. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i1.23472
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus